Para 2022 devemos ficar atentos a algumas tendências que já vêm em alta nos últimos dois anos. Além delas, outras inovadoras também demonstram que podem ser grandes oportunidades.
Sabendo disso, veja alguns fatores que todo empreendedor deve estar atento no próximo ano para gerar resultados satisfatórios:
E-commerce
Mesmo com a volta das atividades normais, a expectativa é que o mercado digital siga se desenvolvendo no futuro. Uma das vantagens para quem está iniciando um negócio é o fato de não precisar de uma loja física. Hoje em dia é possível comercializar os seus produtos de forma digital.
Contudo, tenha a consciência de que, embora proporcione uma facilidade para comercializar os seus produtos, também existe a questão da forte concorrência.
Home Office
Outra mudança que passamos nos últimos dois anos foi a adoção do sistema de home office. Por mais que precise de uma equipe, os profissionais não precisam mais estar presencialmente em um espaço físico para executar as suas tarefas. O controle de estoque, caixa, vendas, faturamento pode ser todo feito por sistemas e plataformas. Até mesmo reuniões e treinamentos podem ser realizados à distância.
Dropshipping
Esse é um tipo de negócio onde a pessoa atua, de forma intermediária, sem a necessidade de ter o produto ou serviço em si. Na realidade se torna um revendedor, onde o seu trabalho consiste em vender algo do vendedor para os clientes.
Isso pode ser interessante pois não precisa se preocupar com fatores como produção ou estoque. Contudo, para ter lucro é preciso uma dedicação maior.
Criação de conteúdo
Com o aumento nas vendas online, o marketing digital se tornou ainda mais necessário. Dentro das inúmeras estratégias, a criação de conteúdo é uma das mais importantes. Um bom material poderá, além de trazer informações relevantes, influenciar na decisão de compra de um cliente. Algumas empresas contratam agências ou pessoas especializadas para produzir esses conteúdos.
Fonte: Sebrae