Blog

Entenda as mudanças na Geração do Registro 1601 no SPED Fiscal ICMS/IPI

Sped 1601

Nos últimos anos, diversas mudanças fiscais ocorreram, impactando diretamente as empresas brasileiras do Regime Normal. Em 2022 e 2023, foram implementadas novas obrigações acessórias para o SPED Fiscal ICMS/IPI, que exigem uma atenção especial das empresas para manter a conformidade fiscal.

Uma dessas mudanças está relacionada à Geração do Registro 1601, que é responsável por informar as operações com cartões de crédito e débito, boleto, pix e depósito bancário realizadas pela empresa. Com a nova obrigação, é necessário que as empresas informem detalhadamente todas as transações realizadas, incluindo o tipo de cartão utilizado e a instituição financeira responsável pelo processamento da transação.

No entanto, essa nova exigência não precisa ser um problema para as empresas que contam com as soluções da ADM Sistemas. Com o ADMERP, é possível gerar o Sped 1601 em apenas quatro passos simples:

1º Vincule os meios de pagamento e a instituição financeira com o Tipo de Carteira;
2º Informe o tipo de carteira nas vendas ou nas movimentações das contas correntes;
3º Gere o registro Sped 1601;
4º Envie o arquivo gerado no e-mail do seu contador.

Com esses passos, a empresa pode manter a conformidade fiscal de forma simples e rápida, evitando problemas futuros com a Receita Federal.

A ADM Sistemas está preparada para auxiliar as empresas que precisam se adequar às novas exigências fiscais, incluindo a Geração do Registro 1601. Nossos consultores estão disponíveis para sanar todas as dúvidas e garantir que sua empresa esteja em conformidade com a legislação.

Não deixe para depois, entre em contato e garanta a conformidade fiscal da sua empresa.