Queremos aproveitar a semana da mulher para destacar estas sete mulheres que deixaram sua assinatura para sempre na história da tecnologia.
1. Ada Lovelace – A primeira programadora da história
A ideia do primeiro programa computacional foi dela, em meados do século XIX, a famosa condessa de Lovelace, chamada de Augusta Ada King, analisava e traduzia diversos materiais dos matemáticos contemporâneos.
Como resultado, isso ajudou para que o primeiro algoritmo do mundo fosse desenvolvido.
2. Carol Shaw – A primeira desenvolvedora de jogos digitais
Shaw criou softwares para games e consoles, sendo pioneira na geração procedural de conteúdo, que nada mais é que o aumento gradual da dificuldade nos níveis do jogo. Ela também foi uma das primeiras colaboradoras femininas na Atari e Activision.
3. Frances Allen – A primeira mulher a receber o prêmio Turing
Através de suas descobertas na área de ciências da computação, foi possível criar sistemas de aperfeiçoamento de códigos e de computação paralela. Isso fez com que diversos softwares passassem a trabalhar de forma otimizada, inclusive nos processadores de baixo desempenho.
4. Roberta Williams – Cofundadora de uma das principais empresas da indústria dos games
Junto com seu marido ela fundou a Sierra, que futuramente se fundiu com a Activision e teve a ideia de desenvolver jogos com conteúdos visuais. Sua ideia foi uma revolução no design de jogos, influenciando diversas criações.
5. Grace Hopper – Idealizou uma das linguagens de programação mais usadas
A famosa linguagem é a COBOL. Além disso, ela contribuiu também para a criação do primeiro computador comercializado nos EUA. Mas ela ainda é lembrada pelo termo “bug”. Ao que tudo indica, ele passou a ser usado depois que Grace solucionou um erro de processamento de dados ao retirar um inseto (chamado de “bug” na língua inglesa) de dentro de uma máquina.
6. Hedy Lamarr – Ajudou a desenvolver um sistema precursor do Wi-Fi, GPS e Bluetooth
Ela era uma linda atriz do início do século XX, que além de ser famosa nos cinemas, teve ideias que foram utilizadas até mesmo para a interceptação de mensagens durante a guerra. Assim, junto de George Antheil, desenvolveu um sistema de interferência de rádio, utilizado para evitar a detecção de mensagens dos EUA pelos países inimigos na Segunda Guerra Mundial. Conceitos utilizados e aplicados até hoje em smartphones, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e diversas outras tecnologias.
7. Katherine Johnson – A matemática negra que levou o homem à Lua
Suas ideias fizeram com que trabalhasse na NACA, um órgão que, futuramente, viria a se tornar a NASA. Uma de suas principais contribuições foi o cálculo de trajetória de voo para a missão de primeiro pouso na Lua, feito pelo Apolo 11.
É importante lembrar de que a maioria dessas figuras se desenvolveu em épocas em que apenas ter acesso ao Ensino Superior já era difícil para pessoas do sexo feminino.
Precisamos reconhecer e valorizar estas genialidades nessa área que costuma ser composta majoritariamente pela presença masculina.