Comercial

Suporte

Blog

Conheça 7 mulheres que fizeram história na tecnologia

Queremos aproveitar a semana da mulher para destacar estas sete mulheres que deixaram sua assinatura para sempre na história da tecnologia.

1. Ada Lovelace A primeira programadora da história

A ideia do primeiro programa computacional foi dela, em meados do século XIX, a famosa condessa de Lovelace, chamada de Augusta Ada King, analisava e traduzia diversos materiais dos matemáticos contemporâneos. 

Como resultado, isso ajudou para que o primeiro algoritmo do mundo fosse desenvolvido. 

2. Carol ShawA primeira desenvolvedora de jogos digitais

Shaw criou softwares para games e consoles, sendo pioneira na geração procedural de conteúdo, que nada mais é que o aumento gradual da dificuldade nos níveis do jogo. Ela também foi uma das primeiras colaboradoras femininas na Atari e Activision.

3. Frances Allen A primeira mulher a receber o prêmio Turing

Através de suas descobertas na área de ciências da computação, foi possível criar sistemas de aperfeiçoamento de códigos e de computação paralela. Isso fez com que diversos softwares passassem a trabalhar de forma otimizada, inclusive nos processadores de baixo desempenho.

4. Roberta Williams Cofundadora de uma das principais empresas da indústria dos games

Junto com seu marido ela fundou a Sierra, que futuramente se fundiu com a Activision e teve a ideia de desenvolver jogos com conteúdos visuais. Sua ideia foi uma revolução no design de jogos, influenciando diversas criações.

5. Grace Hopper Idealizou uma das linguagens de programação mais usadas 

A famosa linguagem é a COBOL. Além disso, ela contribuiu também para a criação do primeiro computador comercializado nos EUA. Mas ela ainda é lembrada pelo termo “bug”. Ao que tudo indica, ele passou a ser usado depois que Grace solucionou um erro de processamento de dados ao retirar um inseto (chamado de “bug” na língua inglesa) de dentro de uma máquina.

6. Hedy Lamarr Ajudou a desenvolver um sistema precursor do Wi-Fi, GPS e  Bluetooth

Ela era uma linda atriz do início do século XX, que além de ser famosa nos cinemas, teve ideias que foram utilizadas até mesmo para a interceptação de mensagens durante a guerra. Assim, junto de George Antheil, desenvolveu um sistema de interferência de rádio, utilizado para evitar a detecção de mensagens dos EUA pelos países inimigos na Segunda Guerra Mundial. Conceitos utilizados e aplicados até hoje em smartphones, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e diversas outras tecnologias.

7. Katherine JohnsonA matemática negra que levou o homem à Lua

Suas ideias fizeram com que trabalhasse na NACA, um órgão que, futuramente, viria a se tornar a NASA. Uma de suas principais contribuições foi o cálculo de trajetória de voo para a missão de primeiro pouso na Lua, feito pelo Apolo 11.

É importante lembrar de que a maioria dessas figuras se desenvolveu em épocas em que apenas ter acesso ao Ensino Superior já era difícil para pessoas do sexo feminino. 

Precisamos reconhecer e valorizar estas genialidades nessa área que costuma ser composta majoritariamente pela presença masculina.