Se você tem uma loja agropecuária ou agroveterinária, você precisa ler este artigo. E não se trata simplesmente de reunir vários produtos no estoque e achar que vai sair vendendo. O segredo aqui está na gestão do seu estoque e é sobre isso que vamos falar.
Na gestão de estoque é necessário começar pelo mais básico. O primeiro passo é ter um lugar adequado para armazenar os produtos para o agronegócio, que servirá como um almoxarifado. É importante que ele seja coberto, seguro e fechado.
Escolhido e preparado um local específico para isso, é preciso listar tudo o que será armazenado, relacionando os valores de cada item, a quantidade e as datas de validade.
Agora você precisa focar no controle do que entra e sai do seu estoque, para que você tenha a noção exata de quais produtos ainda estão disponíveis e qual a quantidade de cada um. E claro, para que não tenha produtos em excesso ou em falta, pois o excesso gera prejuízo por perdas pelo prazo de validade e a falta faz com que seu cliente não dê credibilidade ao seu negócio.
Fique de olho na demanda de cada item e seu prazo médio de permanência no estoque. Com esse exercício você entende melhor o que sai com mais facilidade e o que encalha mais nas prateleiras. Aprendendo isso, você tem a chance de dar bons descontos no preço de insumos com baixa saída ou preparar campanhas de “vendas cruzadas”, diminuindo o valor desse produto na compra de outros.
Agora que você já sabe que o local de armazenamento é importante, o controle de entrada e saída e a demanda de cada produto, você sabia que existem soluções que podem te ajudar a gerir seu estoque com muita facilidade?
Entre em contato conosco! O ADM Agro descomplica a gestão de sua loja agropecuária para você. Solicite uma demonstração com nossos especialistas.